RECORDAR É VIVER

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PELÉ GANHA BOLA DE OURO E CHORA NO PALCO!!!

- Atualizado em

Pelé ganha Bola de Ouro 'para consertar injustiça' e chora no palco

'France Football' e Fifa fazem homenagem ao maior jogador de todos os tempos

             
Por
 
Pelé estragou a surpresa no domingo, mas não segurou a emoção nesta segunda-feira. Como foi revelado pelo próprio Rei, o ex-camisa 10 da Seleção recebeu uma Bola de Ouro especial da Fifa durante a Festa de Gala. Segundo o diretor da revista France Football (responsável pela criação do prêmio em 1956), François Morinière, a entrega do troféu é para "consertar uma injustiça". O Rei foi aplaudido de pé e chorou ao receber a Bola de Ouro no palco em Zurique.
- Eu prometi à minha família que não choraria, mas sou emotivo. Queria agradecer a Deus por ter me dado saúde para jogar por tantos anos. Eu não jogava sozinho, tudo que eu ganhei foi com meus amigos, as pessoas se lembram dos jogadores, mas não podemos esquecer as pessoas que preparam as chuteiras, fisioterapeutas, massagistas. Quero compartilhar com eles este troféu.
A Bola de Ouro foi criada pela France Football para eleger o melhor jogador da Europa. Assim, Pelé nunca pôde concorrer ao troféu, pois atuou toda sua carreira profissional no Santos (com uma pequena passagem pelo NY Cosmos, dos Estados Unidos, após ter pendurado as chuteiras no Brasil). Apenas em 1991, a Fifa passou a eleger o melhor jogador do mundo. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, exaltou a carreira de Pelé:
- No momento que o mundo se prepara para a Copa de 2014, chegou o momento de reconhecer este jogador. Nenhum outro jogador teve tanta influência sobre jogo, inspirou tantos outros a jogar. Seu legado nos inspira. Sua criatividade era sem limites, seu talento nato era sem limites, com mais de 1.000 gols na carreira - disse Blatter.
Pele, bola de ouro da FIFA (Foto: AFP)Pelé chora ao receber a Bola de Ouro especial da Fifa durante o evento em Zurique (Foto: AFP)
 
Antes de receber o prêmio, Pelé foi ao palco com Cafu (campeão de 2002) e Amarildo (1962) para falar sobre o futebol brasileiro e elegeu a Copa de 1958 como principal da sua carreira:
- Difícil dizer qual foi a mais importante. Minha primeira Copa, eu tinha 17 anos. Todos ficaram surpresos. Foi difícil porque eu era muito jovem. Foi um sonho. Fui selecionado para a equipe. A Copa de 1970, a última, o Brasil estava em boa forma e eu pensava, meu Deus, eu não posso me aposentar com uma derrota. Por isso, acho que a de 1970 foi a mais importante.
GloboEsporte.com, Zurique, Suíça
13/01/2014 16h50 - Atualizado em

domingo, 5 de janeiro de 2014

"IRMÃO": "PELE" LEMBRA AMIZADE A PARTIR DE 1966 E LAMENTA MORTE DE "EUSEBIO"!!!

Pelé lembra amizade a partir de 66 e lamenta morte de Eusébio: 'Irmão'

Rei diz que ficou amigo do português durante a Copa do Mundo na Inglaterra. Zico também faz homenagem e cita o pai português ao exaltar o Pantera Negra                                        



Pelé lamenta morte de Eusébio (Foto: Reprodução/Twitter)
Pelé usa rede social para dar adeus ao 'irmão' Eusébio (Foto: Reprodução/Twitter)
 
Pelé usou a internet para se despedir de Eusébio. Por uma rede social, o Rei lembrou a amizade com o português, que faleceu neste domingo em Lisboa, e chamou o ex-jogador do Benfica de "irmão".
- Lamento a morte do meu irmão Eusébio. Ficamos amigos na Copa de 66, na Inglaterra. Nosso último encontro foi no recente jogo entre Brasil e Portugal em Boston. Meus pêsames a seus familiares. Que Deus o receba de braços abertos - escreveu o ex-camisa da Seleção e do Santos.

Em 1966, a seleção portuguesa venceu o Brasil por 3 a 1, em Liverpool, com dois gols de Eusébio (Pelé, contundido, pouco fez em campo). O último encontro citado pelo Rei aconteceu no dia 10 de setembro de 2013, quando a Seleção de Luiz Felipe Scolari venceu os lusitanos por 3 a 1, em amistoso nos Estados Unidos. Antes da partida, Pelé e o Pantera Negra entraram em campo e saudaram os atletas.

Zico cita o pai português ao homenagear Eusébio
Outro ex-camisa 10 da Seleção também usou a internet para exaltar Eusébio: Zico. O Galinho publicou um texto lembrando alguns encontros com o Pantera Negra e citou até seu pai, português, ao comentar um jogo da Copa de 1966:
- O futebol perde mais um grande nome para enorme tristeza de todos os amantes do esporte. Última vez que estive com Eusébio foi na Soccerex. Nos últimos anos nos encontramos muitas vezes em eventos festivos e também da Uefa. Lembro bem de um em Nova York que fomos fazer a apresentação da Taça da Champions League. Tive o privilégio de jogar alguns minutos junto com ele, George Best e ter como técnicos simplesmente Puskas e Di Stefano na festa de 50 anos do Beckenbauer. Por causa do velho Antunes, português nato, a primeira lembrança de Copa do Mundo que tenho foi em 66 quando Portugal perdia de 3 x 0 para a Coreia do Norte. Eusébio desandou a fazer gols, quatro no total, e Portugal virou para 5 x 3 para alegria do meu pai. Estávamos ouvindo pelo rádio.
Zico e Eusébio (Foto: Reprodução)Zico e Eusébio durante evento em Nova York com a taça da Liga dos Campeões da Europa
(Foto: Reprodução)

05/01/2014 19h18 - Atualizado em

Por GloboEsporte.com, Rio de Janeiro