Romário é 11: Bota e Olaria foram as maiores vítimas
- Sexto capítulo da série do LANCENET! mostra as equipes que mais sofreram com o apetite insaciável do Baixinho
Botafogo e Olaria foram as vítimas preferidas de Romário atuando por Flamengo, Fluminense e Vasco (Fotos: Hipolito Pereira/Arquivo do jornal O Globo e Ari Ferreira/Lancepress)
Romário marcou 1002 gols em sua longa carreira. E o Baixinho tinha as suas "vítimas preferidas". Quando o camisa 11 enfrentava determinadas equipes, a certeza de que ele deixaria a sua marca era grande. O sexto capítulo da Série "Romário é 11" trata dos clubes que mais sofreram nas mãos, ou melhor nos pés de Romário.
1 - Botafogo - 34 gols
- O único clube grande do Rio de Janeiro em que Romário não atuou, foi justamente aquele em que ele mais marcou gols. Com as camisas de Vasco, Flamengo e Fluminense, o Baixinho marcou 34 vezes diante do Alvinegro. O torcedor botafoguense não gosta nem de lembrar do Baixinho. No Campeonato Carioca de 2001, o camisa 11 marcou dois dos sete gols vascaínos na impiedosa goleada por 7 a 0. Já em 2003, pelo Fluminense, Romário fez três na goleada por 5 a 0. O jogo marcou a "despedida" do Baixinho, que assinara um contrato com o Al-Saad, da Arábia Saudita. E que despedida!
2 - Olaria - 34 gols
- O Olaria foi o clube em que o Baixinho deu os seus primeiros passos, antes de se transferir para o Vasco. Como amador, Romário fez sete gols em seis jogos com a camisa do clube da Rua Bariri. Mas depois que se tornou profissional, o Baixinho não teve pena do Olaria: Foram 34 gols. Em 1996, pelo Flamengo, Romário fez cinco dos seis gols da goleada do Rubro-Negro por 6 a 2, no dia 31 de março.
3 - América - 31 gols
- O time pelo qual torcia Seu Edevair, o pai de Romário, também sofreu com a sempre insaciável fome de gols do ex-atacante, que marcou 31 vezes contra o Mecão. E foi justamente contra o América, em 1979, quando ainda estava no infantil do Olaria, que Romário começou a sua trajetória de gols. Em 25 de novembro daquele ano, o Baixinho fez três dos cinco gols da vitória por 5 a 1. Mas esses gols não entram na vasta conta do Baixinho.
4 - Madureira - 24 gols
- O clube de Conselheiro Galvão foi outro que sofreu com Romário, que marcou 24 vezes contra o Madureira. Em 2007, na corrida pelo milésimo gol, o ex-atacante fez três na goleada do Vasco por 4 a 1, no Campeonato Carioca. Depois daquela partida, o Baixinho ficou a cinco tentos de conquistar o seu grande objetivo.
5 - Fluminense - 23 gols
- Romário tardou a marcar o seu primeiro gol diante do Fluminense - isso aconteceu apenas em 1995 -, mas depois ele não parou mais. O Tricolor carioca, com 23 gols, é a quinta maior vítima do atacante. Na Copa João Havelange de 2000, vencida pelo Vasco, Romário marcou dois gols na emocionante vitória vascaína, por 4 a 3.
6 - Palmeiras - 22 gols
- Ah... o Palmeiras! A equipe paulista era uma das vítimas preferidas de Romário, que marcou 22 vezes contra a equipe do Parque Antártica. Como esquecer da final da Copa Mercosul de 2000, quando o Vasco de Romário era derrotado por 3 a 0 e o Baixinho fez três dos quatro gols vascaínos?
7 - Volta Redonda - 20 gols
- O Volta Redonda foi um dos adversários preferidos do Baixinho no Campeonato Carioca. Romário fez 20 gols diante do Voltaço. Em 2007, ele ficou a dez de alcançar o seu milésimo gol após fazer três dos seis gols da goleada do Vasco, por 6 a 1.
8 - Corinthians - 19 gols
- Romário não teve a oportunidade de atuar lá pelas bandas de São Paulo, mas se destacava e muito quando enfrentava equipe paulistas. Além do Palmeiras, o Corinthians também sofreu contra o Baixinho. Foram 19 gols contra a equipe do Parque São Jorge. Na goleada do Flamengo por 3 a 0, no Rio São Paulo de 1999, Romário marcou um dos gols mais bonitos da sua carreira, após aplicar um elástico em Amaral... do Corinthians!
9 - Bangu - 18 gols
- O tradicional Bangu também sofreu com Romário, que fez 18 gols contra a equipe carioca. Em 2002, pelo Rio-São Paulo, o camisa 11 marcou dois na goleada do Vasco, por 5 a 1. Após o seu segundo tento, o Baixinho fez gestos obscenos para parte da torcida vascaína.
10 - Americano - 18 gols
- O clube de Campos dos Goytacazes era um dos "preferidos" de Romário. Com as camisas de Vasco, Flamengo e Botafogo, o Baixinho marcou 18 gols diante do Americano. Em 2000, pelo Vasco, Romário fez quatro de uma só vez na goleada por 6 a 0 do Vasco, no dia 25 de março.
11 - Flamengo - 18 gols
- Romário marcou 204 gols em 240 partidas defendendo a camisa do Flamengo. Uma média de 0,85 gol/jogo. Mas o Baixinho também gostava de ter o Rubro-Negro como adversário. Foram 18 bolas nas redes do Flamengo com as camisas de Vasco e Fluminense. Em 2001, pelo Vasco, na final da Taça Guanabara, Romário fez três na goleada por 5 a 1.
A Série "ROMÁRIO É 11":
> Artilheiro dos mais de mil gols na carreira
> As onze camisas de Romário em mais de duas décadas
> As grandes polêmicas de um Baixinho
> Os parceiros marcantes de Romário
> Língua afiada de um frasista renomado
Igor Siqueira e Luiz Signor
Publicada em 06/11/2011 às 11:11
Rio de Janeiro (RJ)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário