RECORDAR É VIVER

sábado, 25 de julho de 2009

JÚLIO BOTÊLHO – JULINHO

Os 50 anos do primeiro BRASIL x INGLATERRA no Maracanã* Foto: EM PÉ: Djalma Santos, Bellini, Dino Sani, Nílton Santos, Gilmar e Orlando - AGACHADOS: Mário Américo (Massagista), JULINHO, Didi, Henrique, PELÉ, Canhoteiro e o Santana (Massagista).

JULINHO, o ponta VAIADO por substituir GARRINCHA, deixou o estádio aclamado na vitória de 2 a 0

Os torcedores que lotaram o Maracanã no dia 13 de maio de 1959 (117.230 pagantes) não perdoaram o ponta JULINHO, do Palmeiras, quando foi anunciada a escalação da Seleção Brasileira para enfrentar a Inglaterra, no primeiro amistoso entre as duas seleções no Brasil - com a camisa 7, no lugar de Garrincha, apareceu Julinho, que foi então intensamente VAIADO.

JULINHO, um craque na ponta-direita, que não disputou a Copa do Mundo de 1958 por estar brilhando no futebol italiano, não demorou a transformar a hostilidade em aplausos.

Aos 7 minutos, marcou o primeiro gol do Brasil.
Aos 12, fez bela jogada e deu o cruzamento certeiro para o centroavante HENRIQUE, do Flamengo, completar para as redes e fazer 2 a 0.

Daí em diante, sempre que pegava na bola, JULINHO era aclamado - o Maracanã se rendeu ao seu talento.

JÚLIO BOTÊLHO, o JULINHO, disputou a Copa do Mundo de 1954, na Suíça, e marcou 13 gols nos 31 jogos que disputou pela Seleção Brasileira e conquistou o Campeonato Pan-Americano de 1952, a Copa Roca e a Taça do Atlântico, em 1960.
Nascido no dia 29 de julho de 1929, em São Paulo, JULINHO morreu no dia 19 de janeiro de 2003, também em São Paulo.Naquele 13 de maio de 1959, a

Seleção Brasileira venceu a Inglaterra por 2 a 0 escalada com Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando (Formiga) e Nílton Santos; Dino Sani e Didi; JULINHO, Henrique, PELÉ e Canhoteiro. O Técnico foi Vicente Feola.

O primeiro jogo entre as duas seleções aconteceu três anos antes, em Wembley, no dia 9 de maio de 1956, em Londres. A Inglaterra venceu por 4 a 2, com gols de Thomaz Taylor (2) e Colin Granger (2). Didi e Paulinho marcaram para o Brasil.

A Seleção Brasileira jogou com Gilmar, Djalma Santos, Pavão, Zózimo e Nílton Santos; Dequinha e Didi; Paulinho, Álvaro, Gino e Canhoteiro. O t
Técnico foi Flávio Costa.


O segundo jogo aconteceu no dia 11 de junho de 1958, válido pela Copa do Mundo de 1958, no Estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo.

O jogo terminou 0 a 0, e a Seleção Brasileira atou com Gilmar, De Sordi, Bellini, Orlando e Nílton Santos; Dino Sani e Didi; Joel, Mazzola, Vavá e Zagallo. O Técnico foi Vicente Feola.

* Fonte: CBF NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário