RECORDAR É VIVER

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DOMINGOS DA GUIA "O DIVINO MESTRE"!!!

Um dia como hoje – 100 anos de Domingos da Guia
Hoje é o centenário de Domingos da Guia, apontado como um dos mais completos futebolistas do Brasil. O zagueiro, com qualidade para atuar do meio para a frente, nasceu em 19 de novembro de 1912 e iniciou a carreira ainda na fase do amadorismo, no Bangu.
Passou por Vasco da Gama, Nacional (URU), Boca Juniors (ARG), Flamengo e Corinthians, em mais de duas décadas de futebol. Foi no Nacional, em 1933, que ganhou o apelido de “Divino Mestre”, autoexplicativo. Foi lá também que conquistou o título uruguaio, vencendo no ano seguinte o carioca pelo Vasco e, em 1935, o argentino pelo Boca.
Pela seleção o grande momento foi a Copa do Mundo de 1938, levando o time ao 3º lugar em polêmica semifinal contra a Itália – fez o pênalti do segundo gol italiano, em jogada muito contestada no atacante Piola.
As jogadas em que saia driblando tudo e todos desde a área que defendia ficou conhecida como Domingada, hoje, ainda erroneamente empregada quando um zagueiro faz besteira com a bola nos pés.
Para completar, é pai simplesmente de Ademir da Guia, craque do Palmeiras por 17 temporadas. Faleceu em 18 de maio de 2000.


19.11.12 16:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário