RECORDAR É VIVER

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

HÁ 40 ANOS "PELÉ" JOGAVA SUA ÚLTIMA PARTIDA PELO SANTOS !!!

Há 40 anos Pelé jogava sua última partida pelo Santos

Foto de Cláudio Teran. Eu acabara de completar meus 11 anos e vivia em Bagé. Cursava a 6a. C do Colégio Auxiliadora, na parte da tarde. No dia 02.10.1974, Pelé entrou em campo para seu jogo derradeiro pelo Santos Futebol Clube.
 
Dois alvinegros se encontraram na Vila Belmiro para um jogo válido pelo campeonato paulista. Foi contra a Ponte Preta que Pelé fez sua última partida com a camisa do Peixe.
 
Nem Pelé salvava
 
O Santos não ia bem no certame regional. Se encontrava no meio da tabela e não vislumbrava condições de conquistar o título.
Foto de Cláudio Teran.
O Rei do Futebol já não era o mesmo. Até então tinha disputado dez partidas, marcando apenas dois gols. As atuações apagadas indicavam que o fim estava próximo, e os rumores eram nesse sentido.
 
O fim devidamente programado
 
No domingo anterior (29.09) o consagrado Atleta do Século deixou o gramado com 32 minutos de bola rolando. Não aguentava mais jogar. Três dias depois, lá estava ele para a despedida.
 
Jornalistas do mundo inteiro compareceram e todos os ingressos foram vendidos. Aquele Santos x Ponte Preta não seria um jogo qualquer. Uma era se encerrava ali porque o melhor jogador de todos os tempos iria parar.
O apito final
 
Pelé, quando pisou no gramado foi efusivamente saudado e aplaudido de pé. Com a bola rolando, todos os olhares se dirigiam a ele.
 
Foto de Cláudio Teran.Foto de Cláudio Teran. Num determinado momento quase marcou um gol de cabeça, mas Carlos, que defenderia mais tarde a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986, impediu. Aos 23 minutos, o que todos sabiam e ninguém queria se confirmou.
 
Pelé, sem mais condições físicas de jogar, pediu a bola, se dirigiu ao centro do campo e, diante dos seus súditos, se ajoelhou.
 
Chorando, o Rei agradeceu aos céus pela carreira inigualável que teve.
No dia seguinte a despedida foi manchete nas primeiras páginas de jornais do mundo inteiro. O ato final foi uma volta olímpica de cinco minutos pelo palco da Vila Belmiro e em seguida ele desceu para o vestiário.
 
Deixou um legado que mudou a história.
 
Se o Brasil tem a vaidade de se achar ainda hoje e apesar de tudo o país do futebol, Pelé deu insuperável contribuição para isso...
PS: O Santos venceu, 2 x 0, mas isso não teve a menor importância.
 
Facebook
Cláudio Teran

Nenhum comentário:

Postar um comentário